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Polícia investiga golpe envolvendo loja de departamento em Santa Maria

João Pedro Lamas


A Polícia Civil de Santa Maria está investigando um golpe que envolve uma das maiores lojas de departamento do Brasil. Nos últimos dois meses, pelo menos 32 ocorrências de estelionato foram registradas na cidade por clientes das Lojas Renner. Cinco dos casos envolvem diretamente a filial de Santa Maria. Os demais, têm relação com filiais de cidades da Região Metropolitana e dos Estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com a equipe de investigação da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) de Santa Maria, clientes da loja teriam sido lesados em valores que giram entre R$ 700 e R$ 4 mil. O golpe se daria por meio do cartão da loja, que seria fraudado e usado para fazer compras fora da cidade onde a vítima reside. Há relatos de vítimas que dizem ter sido surpreendidas, por exemplo, com compras em São Paulo, quando no período que consta em extrato da loja, a pessoa estava em Santa Maria.

Na avaliação da Polícia Civil, o sistema da loja era "facilmente burlado". Acredita-se que o golpe partiria de dentro da loja, no momento da coleta de dados para a confecção do cartão ou durante o processo de emissão.

O caso é de conhecimento das Lojas Renner. Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa informou que o sistema do cartão mudou para evitar golpes. O novo sistema funciona a partir de biometria (tanto digital quanto facial). Assim, nenhuma pessoa, além da titular do cartão, poderá fazer débitos por meio dele.

Para os clientes que se sentirem lesados, a assessoria de comunicação informou que a empresa tem cancelado os débitos indevidos após avaliação dos casos. É necessário, para tanto, que o cliente faça o registro policial na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) e o leve até a loja.

VÍTIMA FOI LESADA EM R$ 4 mil
Uma das vítimas, que preferiu não ser identificada, contou ao Diário que fez o registro junto à DPPA no dia 12 deste mês.

- A gente fica sem chão em um primeiro momento. Imagina? Eram compras de R$ 4 mil em Santa Catarina, sendo que eu sequer estive lá nos últimos meses. Não sabia o que fazer. Agora, com a polícia, espero que a coisa toda se resolva. Mas vou tomar muito cuidado a partir de agora - contou a vítima.

A Polícia Civil informa que o prazo para elucidação dos casos varia. Por mais que o titular do cartão resida em Santa Maria, se o débito aconteceu em outra cidade, o caso é encaminhado para investigação pela delegacia daquele município.

Neste momento, a investigação policial busca identificar quem são os responsáveis pela fraude. A loja de departamento abriu um procedimento interno com o mesmo objetivo.

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